By continuing to use the website or clicking Accept you consent to our cookies and personal data policy and confirm that you are at least 18 year old. For details please see Privacy Policy and Terms
Contexto Geral.
Plantei uma semente de um bud qualquer de manga rosa no ano passado. Consegui colher duas plantas de qualidades e portes diferentes. Achei que era hora de tentar uma semente de qualidade. Achei que faria mais sentido tentar uma automática (onde conseguiria plantar em sequência na primavera e verão) e ir aprendendo/melhorando dentro da temporada. Peguei um pacote com 4 Gorilla Glue Auto da BSF.
Nunca tinha visto a semente da GGauto antes, achei elas muito claras e com aparência de secas.
Tentei uma semente no papel toalha, ficou quase 10 dias e acabou mofando, não germinou.
A segunda parti para 24 horas no copo com água e depois direto para vaso bem pequeno com 40% fibra de côco +40% perlita + 20% húmus
Fotos são do dia 06 de out de 2023 (06/10/2023)
Logo depois do primeiro par de folhas ela tomou uma coloração mais bonita e fiz o transplante para o vaso final. Feltro, 20 litros, com um preparo de solo bem rico + cobertura morta (nesse caso usei palha seca que pego nas barracas de feira).
Transferência com o torrão intacto, principalmente para evitar contato com o solo super rico que fiz logo nos primeiros dias, o que poderia queimar completamente a muda (eu assumi isso, mas pode ser que o solo não esteja tão forte/concentrado assim), vou fazer testes e composições diferentes nos próximos. Queria muito encontrar um super solo simples pra um brazuca poder fazer sem investir milhões nas listas de supersolo gringas ou na fertirrigação.
Eu cometi um erro logo de cara. Estou plantando ela no início de outubro em São Paulo/SP. Ainda estávamos com uma baixa incidência de luz diária (talvez 11 horas). Coloquei ela em um local que pegava claridade + 2 horas de sol no máximo por dia. Isso prejudicou muito o crescimento inicial (eu acredito que tenha sido isso).
Dá pra notar que ela ficou quase 20 dias com crescimento MUITO fraco.
Foto principal é do dia 17/10/2023 (17 out 2023) - idade -> 13 dias de vida
Pequena demais, sem luz provavelmente. Só vai começar a apresentar alguma coisa na próxima semana.
Foto do dia 21 de outubro de 2023 (21/10/2023). Idade -> 17 dias
Acho que nesse momento, finalmente o sistema radicular começou a pegar no solo rico, porque daqui pra frente ela começou a se desenvolver muito bem. Aqui na foto já dá para ter uma noção do quão vibrante e saudável está a planta.
Foto tirada em 31/10/2023 (31 out 2023). Idade -> 27 dias
Agora sim! Quando ela começou a encorpar na semana 4 (ainda bem atrasada), achei que ela aguentaria sol pleno (pra ser honesto, acho que ela já aguentava desde a semana 2 tranquilamente).
A junção das raízes agora provavelmente no solo rico + nova exposição ao sol (agora sim com umas 8 horas de sol pleno na cara dela) deu um gás muito bonito de se ver.
Foto do dia 2 de novembro (07.11.2023). Idade 34 dias
Ela começou a ganhar corpo mais rápido e está linda, um pena total não ter colocado no sol antes, eu provavelmente perdi metade do rendimento só por conta desse início lento. Mas como uma primeira experiência ainda estou feliz.
Eu tive um pequeno problema com pragas, honestamente não sei o que era, várias pequenas pintinhas brancas em algumas folhas mais antigas. Pode ser spider mites ou outras coisas. De qualquer forma fiz uma combinação fácil que uso nas plantas em geral para insetos (1 litro de água + 1 colher de detergente + 2 colheres de vinagre). Borrifei 3 noites seguidas depois do sol abaixar. Zerei problemas.
Anotação de coisas para as próximas:
- Sol pleno em menos de 10 dias de vida.
- Talvez usar alguma coisa para enraizar mais rápido. (cheguei a usar o caldo de lavagem do feijão, talvez uns 30 ml apenas).
Foto do dia 15 de novembro (15.11.2023). idade 42 dias
Segue muito bem e sem queimaduras ou indicações de deficiências, por enquanto o solo rico parece ser o bastante. Não adicionei nada ainda no vaso, mas talvez deva.
Os últimos dias foram recorde de calor e exposição solar. Vários dias com 38C torando. Ela adorou o calor e a luz, zero problemas. Plantas ao lado, como pé de amora, pé de goiaba chegaram a torrar no mesmo ambiente e ela seguiu super bem. Acho que o vaso de feltro ajuda bastante na manutenção da umidade.
Ela entrou em floração e está na fase do esticamento. Atingiu 55cm mais ou menos. Retirei as duas maiores folhas para já liberar mais luz para as flores da parte de baixo, como é uma planta super pequena (não deve ter utilizado ainda 1/3 do vaso) vou tentar ao máximo extrair algum rendimento. Lembrando que como é minha segunda vez plantando, a primeira com automática e com uma semente conhecida (da primeira vez usei sementes que vieram em um bud de manga rosa).
Ela é muito cheirosa então quem planta no out tem que tomar cuidado.
Foto do dia 17 de novembro (17.11.2023). Idade -> 44 dias
Seguiu esticando forte, ficando com um aspecto bem magrelo. Dá pra ver que será uma planta bastante limpa, não é densa (mas pelos vídeos que vi, poderia ser).
Nesse momento o cheiro está forte e maravilhoso. Super cítrico, dá pra salivar ao passar perto dela.
Foto do dia 28 nov 2023 (28.11.2023) -> Idade 55 dias.
Ela ainda está ganhando altura e virou praticamente um pinheirinho. Acho que acaba chamando ainda mais atenção. Ela atingiu quase 90 cm. Acho que ainda vai esticar um pouquinho, mas começou a engordar os buds.
Estou em dúvida se devo ou não colocar algo na terra. Até agora ela segurou 100% com meu solo e parece extremamente saudável.
Fotos do dia 30 de nov 2023 (30.11.2023). Idade 57 dias.
Ela começou a jogar resina para fora. É tão branca e densa que parece até mofo. Está adensando rapidamente os buds.
Eu tive agora o primeiro problema. Aconteceram duas coisas ao mesmo tempo:
1. Fui dar uma olhada nela assim como faço todo dia e notei que o cheiro tinha sumido. Achei muito estranho porque antes estava muito forte, dando pra sentir a vários metros de distância. Aproximei o nariz dos buds para cheirar e senti um cheiro estranho. Me lembrou um caminhão de lixo. Alguns buds estavam mais outros menos, mas todos com esse cheiro azedo.
2. As maiores fan leaves da parte inferior começaram a queimar, amarelar (dá pra ver nas fotos).
Só consigo pensar em duas coisas aqui:
Alguns dias antes eu tinha adicionado (pela primeira vez) um NPK rico em fósforo (4 14 5 acho). Coloquei pouco, só pra testar.
Acho muito difícil ter sido isso, já que ocorreu o problema nas folhas antigas (não sei se essa análise faz sentido, mas acredito que sim)
Minha aposta é um deficiência mesmo. No primeiro grow, com a manga rosa, tive um super problema com Fósforo. Como meu super solo foi muito focado em Nitrogênio, pode ser que estou em falta.
Como me parece estar próximo da colheita, fiquei na dúvida se fertilizo ou não.
64 dias -
Decidi não fazer nada quanto às folhas amarelas na base. Tenho quase certeza que poderia resolver adicionando mais fósforo e potássio, mas fico com medo de causar mais problemas. E como acho que ficará pronta logo logo, não queria adicionar os quimicos agora.
O cheiro dela começou a voltar. Não ficou 100% como era antes, mas voltou a exalar mais forte e mais cítrico. Não sei explicar essa mudança.
De resto ela está bonita, ficando mais cheia a cada dia e mais branca, resinada. Alguns pistilos já estão mudando para âmbar nas pontas.
Meu palpite é que ainda tenho uns 10 dias pela frente.
Data da foto 12 de dez de 2023 (12.12.2023). Idade 69 dias
Achei que os buds pararam de engordar mesmo, talvez tenha faltado nutriente. Ela está resinada e ainda possui muitos pistilos brancos. Se tivesse todo o tempo (não vai ser o caso), seguraria mais uns 10 dias pelo menos antes de colher.
Outro indício do que acho ser falta de nutrientes/saúde é que ela acabou atacada por mosca branca. Várias folhas estão afetadas, espero que nenhum dos buds.
Data da foto: 20.12.2023
Está tomando mais tempo do que eu tinha antevisto, achei que seria um semente bem mais rápida. Essas fotos são do último dia que tenho disponível para colher e colocar para secar. Se tivesse mais tempo deixaria ainda alguns dias, mas estou dividido entre colher cedo e/ou deixar os insetos avançarem ainda mais. Como não queria jogar nada em cima dos buds, acabei por mudar a planta para uma área com menos sol, mas que é menos atacada por insetos.
O cheiro dela continuo um cítrico azedo, parecido com pinho sol. (pode ser o Diesel que tem na descrição). Eu preferiria apenas o cítrico.
Foto do dia: 26.12.2023 (83 dias) - dia da colheita em seguida
Fiz a colheita cedo (pelo menos acho que ela tinha mais para amadurecer ainda). Fiquei dividido entre largar ela no estado que estava por mais 10 dias (com pragas não tratadas e sem poder acompanhar) ou simplesmente colher cedo e ter o risco de deixar secando sem supervisão.
Optei pela segunda opção.
A colhei foi tranquila, achei que ela deixaria mais resina na luva e na tesoura, mas foi ok, nada diferente do que já vi antes.
Cheiro de mato ainda muito forte, passando por cima do cítrico diesel dela ainda.
O top bud ficou imenso e a planta igual um pinheiro (estou com outra plantada, testando LST).